Mudanças Ambientais Globais

Os termos natureza e cidade parecem quase como opostos exatos hoje em dia. Mas o que seriam as nossas cidades sem os seus entornos naturais, e ainda mais: a biodiversidade dentro das nossas cidades? Usando a abordagem de serviços ecossistêmicos, olhamos para muitos desafios urbanos atuais, como inundações, a produção de alimentos, espaços verdes e o valor econômico da natureza. Recentemente, tudo isso tem encontrado um guarda-chuva no âmbito do trabalho com o IPBES (Plataforma Intergovernamental de Ciência e Política de Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas), onde analisamos o panorama e as tendências globais da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos (FERRIER et al., 2016).

Nessa linha de pesquisa trabalhamos em cooperação com as plataformas IPBES e BPBES e com as atividades de ensino nos programas PPGEC e PPGTE.

Smart City Lab & Urbanização

A linha de pesquisa “Smart Cities” explora os diferentes modos de transporte motorizados e não-motorizados e seus efeitos no panorama urbano. Se trabalha sucessivamente com temas em volta do big data no trânsito e a segurança viária, enquanto dados estiverem acessíveis. Nesta linha foram orientadas TCCs e dissertações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre a infraestrutura cicloviária o sobre o sistema do BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba que geraram resultados interessantes e relevantes aos tomadores de decisão locais. No município de Curitiba mantém-se um bom contato com os órgãos públicos relacionados aos temas e dados da mobilidade urbana.

TOP